VEREADORES

Cid | PSDB
Presidente da Câmara
Silinha |
Diego Enfermeiro |
Olacir Raspante |
Mauricinho |
Dr. Edson |
Paulo Aurelietti |
Jessica Carvalho |
Ederson Fião |

19/05/2017 - Após fechamento da Maternidade, falta de estrutura na saúde preocupa vereadores


Texto: Felipe Lange

A Câmara Municipal de Divinolândia promoveu na noite de terça-feira, dia 16 de maio, mais uma sessão ordinária para discutir e aprovar requerimentos, indicações e projetos de interesse público. Em pauta, os vereadores questionaram como será o atendimento às gestantes do município. De acordo com Paulo Aurelietti, “a população precisa ser informada como proceder, principalmente nos casos emergenciais e nos casos de consulta e pré-natal”.

Na sequência, o vereador Diego Borges, que também trabalha no Conderg, informou o fluxograma da obstetrícia. “Quando a paciente entrar em trabalho de parto, o médico plantonista deverá entrar em contato com a Maternidade de Vargem Grande do Sul. As pacientes serão encaminhadas, munidas do cartão SUS, cartão do pré-natal, documentos pessoais e exames de rotinas realizados anteriormente. Em Vargem, a ambulância deverá aguardar o médico dizer se a grávida ficará internada ou voltará para a cidade (em caso de não ser o momento do parto). Não serão transferidas as pacientes com trabalho de parto em período expansivo, ou seja, quando apresenta 7 centímetros ou mais de dilatação. No caso de o nascimento ocorrer no Hospital de Divinolândia, a puérpera e o recém-nascido serão encaminhados dentro de 12 horas para a Maternidade referente, acompanhados pela ambulância e uma equipe”.
Também fazendo uso da palavra, o vereador Dr. Edson se mostrou preocupado com a falta de estrutura da saúde pública. “Temos mais de 50 gestantes realizando o pré-natal no Posto de Saúde, e com o fechamento da Maternidade, não houve uma preocupação em providenciar uma estrutura adequada, já que faltam ambulâncias, profissionais capacitados, pediatras, além de uma sala de parto para emergências e assistências”, finalizou.

Ainda em discussão, os vereadores aprovaram outros requerimentos que solicitam informações e soluções a respeito dos cães soltos nas ruas da cidade, que é um problema antigo e que compromete a higiene pública; o não fechamento dos portões do Cemitério Municipal durante o período noturno, o que tem colaborado para práticas ilícitas no local; realização de limpeza no Rio do Peixe; andamento das obras no Ginásio de Esportes “Zé da Júlia”; dados do processo licitatório para prestação de serviços visando a realização de exames de ultrassonografia e contratação de profissional para prestação de serviços médicos de mastologia, visto que são serviços que desde dezembro não são oferecidos aos munícipes; e emissão de CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), já que os produtores rurais não sabem onde procurar o referido serviço junto ao órgão público municipal; novo processo licitatório de internet; e dados do Departamento de Contabilidade, referente à função de contador e assessoria contábil.

No decorrer da sessão, os vereadores também aprovaram um requerimento para outorga de Título de Cidadão Divinolandense ao Padre Richard Strazza. Além disso, também foi aprovada uma Moção de Aplauso ao padre pela realização da 2ª Festa do Padroeiro Divino Espírito Santo, realizada nos dias 05 a 07 e 12 a 14 de maio.

Ao final da sessão, durante a Palavra Livre, os edis explanaram suas indicações ao Chefe do Executivo. Dr. Edson de Gênova sugere a colocação de placa de identificação na Rua Juvenal Marrafon, no Bairro Nova Divinolândia; Diego Borges solicita colocação de placa de sinalização de trânsito no Jardim Bela Vista, poda das árvores na Avenida “Pref. Osvaldo Lopes” e recuperação das luzes danificadas no bairro Campestrinho. Já Paulo Roberto Aurelietti, Ederson Trevisan e Maurício Pandolpho propõem melhorias no Centro Municipal de Reabilitação Física, local para realização da Festa do Peão de Divinolândia, parceria com a Associação Comercial para instalação do Posto de Atendimento do Banco do Povo e intercessão junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) a fim de proceder melhorias nos acostamentos da entrada de nossa cidade.

FELIPE LANGE COMUNICAÇÃO
Assessoria Câmara Municipal de Divinolândia
E-mail: felipelange.faria@hotmail.com
(19) 9.8265-3523
Próxima Sessão: 01/08/2017
Agenda de Eventos
Contas Públicas
Portal Transparência
Palavra do Presidente
Acervo de Leis
Direitos Reservados StudioComp
Câmara Municipal de Divinolândia - SP
Rua: Romeu Zanetti, nº 600 Centro - CEP 13780-000
Fone: 19 3663-1513
DIVINOLÂNDIA - SP
intranet | WEBMAIL
2013 - 2017